(54) 3352 4700
araucaria@araucaria.org.br

HISTÓRICO - HOSPITAL SÃO PAULO

Em março de 2005 se inicia as tratativas para aquisição do Hospital SP Ltda estabelecido em Lagoa Vermelha. Esse hospital pertencia a um grupo de pessoas voltado a geração de lucros a seus sócios o que em alguns momentos contradizia os interesses públicos daquele município por se tratar de único hospital instalado em Lagoa Vermelha.

O Hospital SP Ltda estava sob intervenção municipal desde 14 de junho de 2004, gerando assim um conflito jurídico e administrativo entre os proprietários e o Governo Municipal, os mesmos viram na Fundação Araucária a possibilidade de prestar um atendimento hospitalar adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde com abrangência regional e por consequência a possibilidade de um acordo administrativo entre as partes.

No dia 04 de junho de 2005 em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo ocorreu a aprovação para aquisição do Hospital SP Ltda, ocorreu a nomeação de uma comissão exclusiva para tratativas negociais que envolveria membros da Fundação Araucária, os proprietários do Hospital, colaboradores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e representantes do governo municipal de Lagoa Vermelha. Os membros da Fundação Araucária nomeados foram: Américo Claudino Gelain, Moacir João Cavalli e Valdir Gelain.

Então o Município de Lagoa Vermelha promulgou a Lei Municipal nº 5.728 de 15 de setembro de 2005 que viabiliza um repasse mensal a título de subvenção comprazo de 10 anos de vigência.

O contrato de promessa de compra e venda do imóvel e outras avenças é assinado em1º de março de 2006 e nessa mesma data a Fundação Araucária assume a gestão e aposse do Hospital SP Ltda. Como primeira medida o nome do hospital volta a ser Hospital São Paulo, nome esse usado, desde 1945, quando de propriedade da Sociedade Literária São Boa Ventura da ordem católica do Capuchinhos.

A comissão constatou a precariedade do Hospital São Paulo, porém o cunho social e filantrópico falou mais alto ao pensamento mercantilista. A partir de então começou um trabalho de reestruturação daquele nosocômio, somente compreendido após anos de organização trabalho sério desempenhados pela Fundação Araucária.

O hospital era carente em todos os setores, onde quando assumido atendia de modo precário a comunidade, com falta de profissionais, estrutura fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sem sistema de gerenciamento, desacreditado pela junta médica e pela comunidade.

A Fundação Araucária se mostrou perseverante e mesmo diante de muitos desafios nunca abandonou a ideia de um hospital regional reconhecido pela excelência profissional e tecnológica estando aberto a todos os que dele viessem a necessitar.

O Hospital São Paulo dispõe de uma área física hospitalar de 3.706 m² e de apoio com 927 m². Possui capacidade instalada de 79 leitos, dos quais 74 em pleno uso, destes, sendo 48 (quarenta e oito) leitos destinados a pacientes SUS. Também dispõe de pronto atendimento urgência/emergência 24 horas, centro cirúrgico, radiologia, ultrassonografia, leitos de observação. Com essa capacidade atende as especialidades de baixa e média complexidade, sendo elas: clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, pneumologia, urologia, cardiologia, neuroclínica, gastrologia, endoscopia, colonoscopia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia entre outras especialidades.

Nos últimos anos o hospital passou por melhorias consideráveis e visíveis, incluindo a reestruturação de profissionais, equipamentos e área física, investiu em sistema de informação “TOTVS” para potencializar a gestão e qualificar o controle sobre os serviços prestados. Para os próximos três anos, pretende aumentar os serviços prestados.

No mês de março de 2016, foi quitada a última parcela referente à aquisição do Hospital, pela Fundação Araucária.

O Hospital São Paulo desenvolve as suas atividades de acordo com as suas finalidades e objetivos estatutários e institucionais, nas áreas da Saúde, buscando a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade.

Como início da pandemia da COVID-19, o hospital implementou ala específica para tratamento de pacientes acometidos pela doença.

Hoje é um hospital com 4 vezes mais profissionais atuando, com corpo clinico dos mais completos do interior do Estado, com equipamentos modernos a disposição de seus colaboradores, com sistema de gerenciamento adequado. Tornou-se um dos hospitais mais confortáveis para ser atendido, o que gera a confiança e a certeza da viabilidade de um hospital de referência regional.
Copyright 2023 - Departamento de Tecnologia da Informação - Fundação Araucária