(54) 3352 4700
araucaria@araucaria.org.br

HISTÓRICO - HOSPITAL SÃO JOSÉ

O Hospital São José se funde com a história da Fundação Araucária sendo o gatilho para sua existência. Em 1º de setembro de 1970, iniciou as atividades hospitalares, mantendo uma casa de saúde com sete (7) leitos.

Em fevereiro de 1972 a Casa de Saúde mudou de instalações e de nome, fora transferida para o prédio da Mitra Diocesana de Vacaria onde suas atividades hospitalares passaram a ser prestadas. No prédio que servia de escola, daquele momento em diante adaptado, comportando 48 leitos.

Com o hospital estabelecido, se inicia o projeto de construção de um novo hospital que viria a atender as necessidades e as exigências para um serviço hospitalar melhor qualificado.

No ano de 1973 a Fundação Araucária adquire da Mitra Diocesana de Vacaria dois terrenos, um com 12.870 m² e outro com 7.828 m², com os terrenos de posse da Fundação ocorre o início das obras, em 12 de janeiro de 1980 a inauguração do novo Hospital São José, comportando 54 leitos. Desses, 54 estão em uso, sendo 40 para usuários do Sistema Único de Saúde. Na época fora considerada a obra hospitalar mais moderna da região, de acordo com as exigências da ANVISA.

Os recursos iniciais foram obtidos por doações da comunidade e por repasses do Governo Estadual do Rio Grande do Sul do Ministério da Saúde. Em 1977 as obras foram interrompidas por falta de recursos e pela necessidade de adaptações do projeto arquitetônico às novas determinações da Vigilância Sanitária a fim de cumprir a Portaria MS nº 400 de 06 de dezembro de 1977. No ano seguinte, com a remuneração dos serviços prestados, as obras são retomadas e em dezembro de 1979 estava concluída a primeira etapa. Com os repasses da Previdência Social, recursos próprios e financiamentos foi possível a renovação de 80% mobiliário e equipamentos hospitalares. Em 1981, ocorre a construção da ala central que foi construída com financiamento da Caixa Econômica Federal.

O Hospital São José dispõe de uma área física de 2.625 m², onde possui 54(cinquenta e quatro) em pleno uso, destes, sendo 40 (quarenta) leitos destinados a pacientes SUS. Também dispõe de pronto atendimento urgência/emergência 24 horas, centro cirúrgico, radiologia, ultrassonografia, leitos de observação. Com essa capacidade atende a quatro especialidades básicas, sendo elas: clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica.

Encontra-se em execução o projeto de ampliação do Hospital São José. Com a reforma, haverá ampliação da área edificada do Hospital São José em 2.158,60m², e o tornará um hospital com melhor capacidade, conforto e resolutividade nos serviços prestados aos usuários, principalmente aos usuários do Sistema Único de Saúde.

O Hospital São José desenvolve suas atividades em total observância às finalidades e objetivos estatutários e institucionais, nas áreas da Saúde, como sempre aconteceu ao longo dos 50 anos de história, ajustando-se às condições da época, aprimorando o seu trabalho sem se distanciar de suas finalidades, seguindo caminhos ditados pelas circunstâncias.

Como início da pandemia da COVID-19, o hospital implementou ala específica para tratamento de pacientes acometidos pela doença.

Iniciou a estruturação para implantação da Unidade de Cuidados Prolongados, habilitada pelo Ministério da Saúde.
Copyright 2023 - Departamento de Tecnologia da Informação - Fundação Araucária